Possíveis Situações
- astrologiacomvida
- 7 de set. de 2023
- 2 min de leitura
Atualizado: 27 de mar. de 2024

Na hora de intervir numa determinada situação apresentada pela pessoa em busca da evolução, é importante analisar alguns aspetos do seu posicionamento em relação aos ideais, à direção, à motivação, ao foco e à abertura para a mudança.
Determinar estes aspetos irá permitir dar um enquadramento prático e determinar ações necessárias para desobstruir o progresso pessoal rumo à mudança.
É importante perceber se existe ideais e se os mesmos estão atualizados para corresponder ao atual grau da maturidade pessoal. Convém ressaltar a importância de ter um ideal, pois esse determinará o rumo de todo o processo da mudança. Será o seu farol nas fases das incertezas que naturalmente irão aparecer ao longo do percurso.
É igualmente necessário, determinar se existe uma direção, ou seja, se a pessoa sabe o caminho que deve seguir rumo aos ideais estabelecidos e atualizados. Quero chamar a vossa atenção para o facto de o rumo não ser a mesma coisa que a direção. A primeira serve para nos manter focados ao médio-longo prazo enquanto traçamos o novo caminho. Por sua vez, a direção determina o caminho concreto para a realização do ideal. É a forma como operacionalizamos a mudança através das ações concretas e ajustes constantes.
A respeito da motivação, pode-se dizer que esta gera o suporte interno e disponibiliza a energia emocional necessária para se manter positivo e perdurar enquanto atravessa a incerteza.
Mais ainda, a motivação cria opções (escolha) através da abertura e o mindsetting positivo- é libertadora (ação-dependente) ao contrário do medo que retira opções e obriga a reagir (reativo-dependente).
O foco, é uma habilidade que permite eliminar o ruído e outras interferências e afunilar a atenção para um conjunto muito restrito de informações úteis às ações no imediato. Saber reduzir a interminável lista das tarefas e rotinas mentais, deixando apenas aquelas que são verdadeiramente impulsionadoras do processo da mudança, irá libertar o nosso tempo e disponibilizar a nossa atenção ao que interessa (metas).
Situações possíveis de se encontrar:
+ Ter ideal, ter a direção;
- Não ter coragem
Necessidade:
Ação: Refletir, desenvolver diálogo interno sincero, ensaiar situações (roleplay)
Foco: Sentimentos em relação ao:
- Pior cenário
- Melhor cenário
É importante experienciar sentimentos inerentes ao cenário considerado positivo mas também ao pior cenário (o que se pretende evitar)
+ Ter ideal, ter a direção, sentir-se pronto para a mudança
- Não ter recursos (materiais, técnicos, etc)
Necessidade:
Ação: explorar opções (brainstorming)
Inovar (mudança do padrão)
Foco: Testar as hipóteses
Diminuir escala pessoal de medida
É importante efetuar análise objetiva e detalhada dos passos necessários.
+ Ter curiosidade, ter motivação
- Não ter ideal estabelecido, não ter a direção, falta de foco (demasiado disperso)
Necessidade:
Ação: elaborar diretrizes pessoais concretas, estabelecer prioridades pessoais no imediato
Foco: Eliminar variáveis e o ruído
Dieta informativa
Questionar/classificar informação em relação ao uso prático (utilidade para objetivos imediatos)
Criar lista de tarefas
Criar lista de tarefas para não fazer
É importante definir se o que estou a fazer serve algum objetivo concreto imediato ou é apenas uma forma de ocupar a mente e o tempo.
Fazer resumos semanais em forma de check-list
(Denis Getman. Projeto Cazimi- Astrologia e astro-coaching)